fbpx

Uma analogia sobre risco

Facebook
Twitter
LinkedIn

RISCO: Três pontos importantes para quem está começando, na hora de tomar uma DECISÃO (seja em um investimento, seja o negócio, seja em qualquer decisão da sua vida pessoal).

.

PRIMEIRO: em partes o risco é RELATIVO sim, por quê? Dependendo do que você vai se “aventurar”, quanto mais você CONHECE aquilo, o risco é menor para você. Por exemplo nessa montanha do vídeo, o risco para mim é absurdo, porque eu não conheço nada disso. Já para um guia desses do vídeo, investir em ações, por exemplo, pode ter um risco absurdo, enquanto para mim o risco investir é muito menor. Como diz o GaryVee “Um investimento em um piano para o Elton John tem um retorno de 1 bilhão de dólares, mas para mim tem retorno zero.”

.

SEGUNDO: quanto maior risco que você toma, você deve esperar um retorno maior. Não adianta tomar risco sem motivo nenhum. Então para esse cara vídeo, ele está tentando escalar o mais alto que ele pode (o prêmio/retorno), aquela velha história de que “cada um tem a vista da montanha que subir”. Nos investimentos e nos negócios, quanto maiores os riscos que você está tomando, você espera um retorno financeiro maior. Cuidado para não sair tomando o risco que não tem um retorno maior.

.

TERCEIRO: alguns detalhes técnicos específicos de risco em INVESTIMENTOS.

1️⃣ VOLATILIDADE: muita gente usa para medir risco. Volatilidade é simplesmente variação de preço em um espaço de tempo. Exemplo: Um fundo de investimento imobiliário (FII) que está na bolsa de valores tem muito mais volatilidade do que um imóvel que está na rua, porque não tem ninguém marcando o preço do imóvel, sendo que na PRÁTICA os dois compram a mesma coisa, compram um imóvel do mesmo jeito. Então medir risco por volatilidade não é coerente.

2️⃣ Você pode tomar risco sim desde que você sempre tenha uma expectativa de retorno MAIOR do que do que o potencial de perda (assimetria positiva). E desde que você nunca toma um risco grande suficiente para te “matar” (te quebrar).

Se você tem interesse em aprender mais sobre investimentos e gestão de negócios para se tornar um profissional de alta performance nós temos uma aula gratuita pra você chamada “Os 10 erros mais graves no começo de um negócio”, que vai te economizar tempo e te aproximar dos seus objetivos. Clique aqui e boa aula!

Posts relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.