Os principais pontos de atenção que você deve saber antes de uma mentoria

Facebook
Twitter
LinkedIn

mentoria

É cada vez mais comum as empresas investirem em mentoria para os seus colaboradores e líderes. O acompanhamento especializado proposto pela mentoria é muito importante para que os profissionais conheçam um pouco mais sobre o mercado em que atuam, tendo o suporte de um mentor experiente e que conhece bastante a área e seus desafios e oportunidades.

No ambiente corporativo, a mentoria é fundamental para o conhecimento de estratégias que ajudam tanto a empresa quanto os colaboradores a realizarem ações assertivas. Assim, é possível evitar erros comuns que podem comprometer o progresso do negócio.

Diante de tantos benefícios, você deve estar pensando: vou contratar uma mentoria agora mesmo para o meu time. Mas, recomendamos que você tenha um pouco de calma e veja a seguir os principais pontos de atenção que você deve saber antes de iniciar uma mentoria.

Conheça a experiência do mentor

Antes de contratar uma mentoria para você ou para os seus colaboradores, é importante saber quem é o mentor, qual a experiência dele na área e como ele pode ajudar a sua companhia a conquistar os objetivos.

Para obter essas informações é interessante fazer uma pesquisa de mentores com o perfil almejado e marcar uma conversa individual com cada um deles para conhecer o método de trabalho e como o mentor poderá contribuir com o seu negócio. Essa análise é muito importante, pois irá garantir que a mentoria alcance os resultados que você espera.

Verifique se a proposta da mentoria está em consonância com os seus objetivos

Para que a mentoria funcione, é importante que as duas partes envolvidas compartilhem de objetivos comuns. Claro que a troca de ideais é fundamental para esse trabalho, porém, se o mentor quer ir para um lado e o mentorado para outro lado completamente diferente, a eficácia desse acompanhamento será colocada em xeque.

mentoria

É importante ressaltar que muitas vezes o próprio mentorado não tem uma visão clara do que precisa e o mentor tem a missão de apresentar para ele algumas opções de caminhos a serem percorridos. Apesar disso, é importante que a proposta da mentoria consiga unir tanto os objetivos do mentorado, sejam eles a curto, médio ou longo prazo, e também pontos relacionados à expertise do mentor.

Fique atento à inovação

Depois de conhecer a experiência do mentor e a proposta da mentoria, podemos contratar o profissional? Bom, a nossa última recomendação é que você avalie a inovação que esse mentor poderá trazer para o seu negócio. Hoje, a sociedade em geral é muito dinâmica e, por isso, metodologias muito tradicionais acabam não engajando as pessoas nas ações propostas.

A inovação é um ponto de atenção para a mentoria e para todos os setores do mundo corporativo. Pensando em trazer novidades eficientes para essa área, foi criado o chamado clube de negócios. Com ele, os profissionais recebem uma mentoria completa (com cerca de 200 aulas, dividas em 10 meses) e totalmente online.

Com o clube de negócios, o mentorado terá acesso aos melhores treinamentos do país com um excelente custo-benefício, pois será possível economizar com passagens, hospedagem e alimentação, por exemplo. Estima-se que para conseguir ter acesso a conteúdos tão valiosos como os oferecidos pelo clube de negócios, o mentorado teria que gastar 10 vezes mais em tempo e dinheiro.

Apresentamos no artigo de hoje os principais pontos de atenção que você deve saber antes de uma mentoria. Para quem ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre o clube de negócios, deixe uma mensagem nos comentários abaixo, que retornaremos quanto antes.

 

Posts relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.