fbpx

Gestão do tempo: 4 sacadas para você produzir mais

Facebook
Twitter
LinkedIn

 

O tempo é uma das coisas mais valiosas que podemos ter hoje em dia. Pergunte para dez pessoas se elas gostariam de ter mais tempo em um dia e você verá que a maioria delas responderá que sim. A verdade é que se o dia tivesse 36 horas, nós provavelmente ainda não teríamos tempo livre. Como essa não é uma possibilidade, nos resta aprender a gerir os horários de forma a fazê-los ainda mais produtivos.

Pensando nisso, preparamos um texto completo sobre como a implementação de uma rotina vai te ajudar a produzir mais. Então relaxe, invista alguns minutos na leitura deste texto e entenda mais sobre a gestão do tempo.

1. Organizar os horários mantém tudo sob controle

É muito comum que cheguemos ao final do dia e tenhamos a sensação de que nada foi feito naquele expediente. A realidade é que muitas tarefas foram executadas, mas a longa lista de coisas ainda por fazer que dá essa sensação de improdutividade. Por isso, procure organizar os seus horários e todas as suas tarefas. Durante esse planejamento, você perceberá que não é possível fazer tudo em um dia. E essa é uma excelente oportunidade para estabelecer prioridades.

 

2. Entender o que é urgente e o que é importante

Outro comportamento recorrente é a tentativa de abraçar o mundo inteiro em apenas um dia. Isso acontece porque muitas vezes a pressão cotidiana nos faz confundir quais são as tarefas importantes e quais são as urgentes. Uma boa maneira de fazer essa diferenciação é entender as consequências de cada uma delas. Enquanto as primeiras exigem planejamento para trazerem resultados, as segundas são as que precisam de ações imediatas.

 

3. Planejar a gestão do tempo

Fazer a gestão do tempo significa planejar como cada tarefa irá consumir o seu dia. Ou seja, determinar com antecedência os horários que serão dedicados para cada função. Uma boa maneira de fazer isso é usar os minutos finais do expediente para desenhar como será o dia seguinte. Se for possível, você também pode fazer isso na sexta feira e planejar a semana seguinte. A vantagem de escolher os minutos finais de trabalho para isso é que você esvaziará a cabeça antes de ir para casa descansar.

 

4. Prever os imprevistos

Quando todas as suas tarefas tiverem horários específicos para acontecer, você não só terá a sua rotina sob controle, como poderá se prevenir contra a procrastinação.Entretanto, existe um erro muito comum que pode colocar toda a gestão do tempo a perder: não contar com imprevistos. Geralmente, são eles que atrapalham que a rotina aconteça como planejado. Por isso, certifique-se de que pelo menos uma parte do seu dia será dedicada a isso. Caso nada fora do comum aconteça, você pode adiantar o trabalho do dia seguinte, ou fazer pausas para melhorar o relacionamento com a sua rede de contatos.

 

A gestão do tempo é um movimento inteligente. É graças a ela que conseguimos produzir mais, estabelecer prioridades, trabalhar dentro dos prazos estipulados e até mesmo conseguir mais tempo livre. Por isso, não perca mais tempo e comece agora mesmo a se organizar. Reserve alguns minutos no final do dia de hoje para programar como será o seu dia de amanhã. E não se esqueça de prever os imprevistos.

Você tem alguma dúvida sobre como fazer uma boa gestão do tempo e melhorar a sua produtividade? Comente abaixo e nós te ajudaremos a solucionar os seus problemas!

Posts relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.