fbpx

Cisnes Negros e o caso de terrorismo na Saudi Aramco

Facebook
Twitter
LinkedIn

Nesse final de semana, aconteceu um ataque em unidades da petroleira da Saudi Aramco, na Arábia Saudita. Os ataques atingiram Hijra Khurais e Abqaiq, que produzem cerca de 8,5 milhão de barris por dia, o que corresponde a quase 10% de toda a produção do Mundo. Ainda não sabemos exatamente a extensão do dano à produção de petróleo.

Meu grande amigo Lúcio The, ex-colega de MBA no Insper e grande parceiro no AntiFrágil Business School, é Gestor de Produção (O&M) na Schlumberger, o maior prestador de serviços das indústrias de petróleo e gás do Mundo e está nos atualizando. Ele estava liderando as operações em 3 plantas diferentes em todo o território do Kuwait e agora vai propor a prestação de serviço da reforma de toda a planta afetada da Saudi Aramco.

A Saudi Aramco teve seu valor estimado em até 2 trilhões de dólares dos EUA no Financial Times, o que a torna a empresa mais valiosa do mundo. Outro detalhe importante é que ela estava próxima de abrir seu capital e fazer seu IPO (coincidência?).

Vou utilizar esse fato como exemplo para entender melhor na prática o que é um evento Cisne Negro, ou seja, um evento totalmente imprevisível. Um termo bastante retratado aqui no AntiFrágil Business School. Entender Cisnes Negros vai te ajudar muito a saber como lidar com isso na sua vida pessoal ou profissional, mas, principalmente, na área de investimentos

Mas afinal, o que são Cisnes Negros?

São eventos totalmente imprevisíveis e com alto impacto. Nesse caso da Saudi Aramco, ainda não sabemos quais serão os verdadeiros resultados, mas vamos imaginar que serão grandes como parecem até o momento.

Três pontos aqui são essenciais:

  1. Cisnes Negros não são apenas negativo (riscos), mas também podem ser positivos (oportunidades), depende de que lado da história você está;
  2. Cisnes Negros vão acontecer algumas vezes na sua estrada, com certeza absoluta, quer queira ou não;
  3. É preciso estar posicionado ANTES de acontecer, seja para se proteger (eventos negativos) ou aproveitar oportunidades (eventos positivos).

Não gostamos de fazer previsões, inclusive somos contra esse tipo de “posicionamento”. Apenas levantamos algumas hipóteses e nos posicionamos para captar algum evento antes que ele aconteça. Nesse caso, o preço do barril de petróleo pode aumentar bastante mundialmente. É o que parece, ainda não podemos afirmar enquanto escrevo esse texto (domingo, 15/09/2019).

Se isso de fato acontecer, pode ser bom para as ações de empresas petroleiras do Brasil, como Petrobrás e PetroRio. Principalmente a Petrobrás, que é mais “alvo do mercado” e tem maior liquidez. Ressaltando que isso também não é nenhuma previsão, apenas levantando a possibilidade para entendermos Cisnes Negros.

Enfim, parece que existe um Cisne Negro aqui. Existe os dois lados, tanto o lado positivo para quem tinha Petrobrás ou PetroRio, e o outro lado muito negativo para quem estava se posicionando em algum negócio na Arábia Saudita ou se estivesse se posicionando para comprar ações da Saudi Aramco em seu IPO, por exemplo.

O principal é: estar sempre exposto (posicionado) para captar esse tipo de movimento positivo. Não adianta depois de já ter acontecido. A maioria faz exatamente isso, lê inúmeras notícias na mídia e pretende “surfar” a onda quando, na verdade, você percebe que as coisas já estão acontecendo, já passou.

Por isso a preparação é necessária. Veja algumas dicas:

– Conhecimento sobre uma estrutura de carteira saudável, com asset alocation (balanceamento) adequado para se proteger e capturar movimentos de alta.

– Enxergar o mercado como um todo, entendendo um pouco de cada coisa (gestão de negócios, economia, política, investimentos). Muito diferente de ser um mero “grafista” e leitor de notícias.

Do lado negativo, é preciso se proteger antes. Existem várias formas de se proteger, como ter uma carteira bem diversificada, ter alguma estrutura de proteção/hedge e seguros (usando opções ou algum outro mecanismo), tendo um pouco de ouro/dólar sempre… São muitas possibilidades para você fazer isso. Caso você esteja posicionado para o lado errado, e ainda, se não estiver protegido, poderá perder até 30-50% do seu patrimônio ou quem sabe até tudo. Essa perda pode acontecer do dia para noite e você vai demorar anos (talvez décadas) para recuperar.

Do lado positivo, o fato é que você tem que estar posicionado antes para “surfar” coisas que você não está prevendo e que em algum momento possa acontecer. Se você não estiver posicionado, poderá deixar passar a oportunidade da sua vida.

Lembre-se: esteja preparado para o que você não consegue enxergar (Cisnes Negros), pois, cedo ou tarde, eles vão aparecer!

Um forte abraço!

Aproveite este conteúdo em áudio. Escute nosso podcast!

Posts relacionados: