fbpx

Administração do tempo: 4 sacadas para você parar de jogar fora seu maior ativo

Facebook
Twitter
LinkedIn

Se perguntarmos para dez empresários o que eles gostariam de mudar em suas rotinas, as chances são de que a maioria deles pedirá por mais tempo. São tantas coisas para se preocupar, resolver e fazerem funcionar que as 24 horas de um dia parecem insuficientes. Apesar de essa ser uma percepção muito comum, a falta de tempo não precisa ser parte da sua rotina. Na realidade, existem métodos que ajudam na administração do tempo e que têm o poder de revolucionar a forma com que você lida com o seu trabalho.

Se você se interessa por esse tipo de sacada, leia este post até o final e coloque esses 4 passos em ação agora mesmo.

1. Organize a sua rotina

O primeiro passo para uma excelente administração do tempo é manter-se organizado. Para tanto, reserve um tempo para colocar a casa em ordem. Esse passo por si só já representa um grande ganho, pois dessa forma você conseguirá identificar exatamente quais são os hábitos que o fazem gastar mais tempo que o necessário.

A partir daí, estabeleça protocolos de organização. Por exemplo, para a forma com que você guarda seus arquivos no computador, ou como você prioriza os compromissos na sua agenda. Desse modo, você não perderá tempo tentando encontrar algo, ou com tarefas que não são prioritárias.

2. Tenha uma agenda para administração do tempo

A agenda, seja ela de papel ou virtual, é a melhor amiga de quem precisa melhorar a administração do tempo. Isso porque é fundamental que você consiga organizar os seus horários. Isso significa estabelecer as horas de trabalho, as horas de sono e as horas de descanso.

Uma boa dica é usar o último horário de sexta-feira para colocar seus compromissos e tempo de duração na agenda da semana seguinte. Não se esqueça de contemplar o tempo de trânsito, refeições e pequenos descansos.

3. Saiba identificar o que é urgente e o que é importante

Muitas vezes, quando não prestamos atenção suficiente às tarefas, ou não mantemos uma agenda organizada, é fácil confundir o que é urgente com o que é importante. Por isso, quando você tiver a sua agenda sob controle e surgir uma nova demanda, saiba identificar qual é a prioridade dela. As demandas urgentes são aquelas que necessitam de ação imediata, caso contrário uma crise pode se instalar. Já as tarefas importantes são as que têm potencial para trazer um grande resultado, mas que também precisam de planejamento e tempo para acontecer.

4. Use ferramentas adequadas para a administração do tempo

A solução para os seus problemas com a administração do tempo pode estar na sua mão neste exato momento: o seu smartphone. Isso porque existem diversos aplicativos que podem te ajudar nessa missão. Desde as agendas simples com notificações para os seus compromissos, passando por timers que trabalham pelo Método Pomodoro para manter o seu foco, até um aplicativo que cria métricas e o ajuda a acompanhar o seu progresso.

Todas essas dicas só funcionam se você estiver realmente empenhado em melhorar a sua administração do tempo. Por isso, comece separando um tempo para se organizar, coloque todas as suas obrigações sob uma perspectiva maior e entenda o que precisa ser priorizado. Depois de cumprir todas as suas tarefas do dia, vá para casa e descanse. O seu cérebro precisa desse tempo para que a produtividade do dia seguinte seja ainda melhor.

Gostou do conteúdo? Conheça nosso canal no YouTube!

Posts relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.