fbpx

4 ferramentas de desenvolvimento pessoal que você precisa considerar

Facebook
Twitter
LinkedIn

desenvolvimento pessoal

Em um mundo cada vez mais tecnológico, em que uma série de tarefas são executadas por programas, softwares e robôs, o principal diferencial que um ser humano pode apresentar é justamente o seu desenvolvimento pessoal, que inclui a sua capacidade intelectual, técnica e empreendedora.

Para isso, é importante que o profissional busque conhecer as ferramentas de desenvolvimento pessoal e comece a utilizá-las em seu dia a dia. Para ajudá-los nessa missão, reunimos na sequência deste post as 4 ferramentas de desenvolvimento pessoal que você deve considerar. Não perca!

1. Análise de SWOT

Muitas empresas utilizam a análise de SWOT para traçar os seus objetivos. Mas, é importante enfatizar que a análise de SWOT também pode ser uma das ferramentas de desenvolvimento pessoal.

De forma geral, a SWOT nos leva a fazer uma reflexão concentrada em quatro pontos. São eles: forças (strength), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Essa análise é importante para o desenvolvimento pessoal, pois ajuda a encontrar os pontos fracos, que precisam passar por mudanças para melhorar, e os pontos positivos, que podem ser impulsionados futuramente.

Aspectos como procrastinação ou medo de mudanças podem ser identificados na análise de SWOT e trabalhados pelo profissional que almeja o sucesso e o desenvolvimento profissional.

desenvolvimento pessoal

2. Análise GAP

Outra ferramenta que contribui para o desenvolvimento pessoal é a análise GAP. Ela é geralmente utilizada quando a pessoa precisa de um “empurrãozinho” para alcançar os seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais.

A análise GAP consiste na criação de um gráfico de quadrantes, que irá relacionar o seu GAP com a importância de diferentes habilidades. Essa ferramenta demonstra a distância que existe entre o nível de competência da pessoa em relação a uma habilidade específica e o nível de competência que é necessária para ela conquistar o seu objetivo.

3. Mentoria ajuda no desenvolvimento pessoal

Outra ferramenta que está bastante ligada ao ambiente corporativo, mas que também é excelente para o desenvolvimento pessoal, é a mentoria. Sempre que há decisões importantes a serem tomadas tanto no âmbito pessoal quanto profissional, é comum as pessoas ficarem inseguras e buscarem o conselho de familiares e amigos.

Com a mentoria, o processo de desenvolvimento pessoal se dá por meio do suporte de mentores que possuem visão estratégica e vivência em diferentes áreas para orientar o mentorado em suas questões. As ferramentas como análise de SWOT e GAP atuarão como ponto de partida para que o trabalho da mentoria te leve a um real desenvolvimento pessoal.

4. Leitura e conhecimento

Ler é um hábito enriquecedor, pois através dos livros você terá a chance de ampliar os seus horizontes e conhecer assuntos que vão muito além dos conteúdos acadêmicos. Mas, para que a leitura e a busca pelo conhecimento possam se tornar ferramentas de desenvolvimento pessoal, é interessante que os conteúdos acessados sejam filtrados, isto é, que tragam o que é realmente necessário para o seu desenvolvimento pessoal, evitando teorias redundantes, ultrapassadas e a perda de dinheiro e de tempo.

Você conferiu no artigo de hoje 4 ferramentas de desenvolvimento pessoal que você precisa começar a considerar. Aproveitamos para te convidar para ler também em nosso blog o post que mostra a importância da definição de metas para o sucesso.

 

Posts relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.