Qual a sua opinião: mercado ou abuso?1 min read

Mais uma postagem que gera polêmica. Nessa imagem temos que entender 3 PONTOS DE VISTA DIFERENTES:

1º o seu ponto de vista de finanças pessoais

2º do custo de um produto

3º do ponto de do empreendedorismo em agregar valor.


1⃣ FINANÇAS PESSOAIS: Você não deve comprar um produto que você conseguiria muito mais barato (fazendo em casa, por exemplo), a não ser que seja algo que você precise na hora. Ter um desejo também eventualmente pode ser considerado sim, não precisa de tanta “nóia” também. Mas você deve sim ser disciplinado com os seus gastos, desde que isso não acabe com a sua qualidade de vida.


2⃣ CUSTO: É óbvio que um brigadeiro na sua casa tem custo muito menor. Nesse brigadeiro na loja temos os custos do: aluguel da loja, dos funcionários que vendem/produzem/administrativo, dos impostos, da embalagem, da marca (custo de marketing, branding), de compliance e governança, de auditoria, vigilância sanitária é muito mais rigorosa, etc;


3⃣ EMPREENDEDORISMO: É simplesmente agregar valor. Por que em um brigadeiro desse pode se cobrar mais caro e muita gente paga? Primeiro porque tem uma marca muito forte. Um segundo ponto, é que você encontra o produto em um lugar de descontração, em um ambiente legal, não é simplesmente dentro da sua casa. Terceiro pelo timming, ele está num lugar onde você provavelmente acabou de almoçar ou tomar o café, e está a fim de comer um doce. Quarto, outras coisas como uma embalagem mais bonita e higiênica (se for para presente, por exemplo). Isso tudo é agregar valor, é normal, e você pode fazer isso com qualquer tipo de produto ou serviço.

Comentários: