Poupança é o “investimento” mais escolhido pelos brasileiros segundo a ANBIMA1 min read

Poupança AINDA é o mais escolhido entre os brasileiros (pasmem!), mas será que o povo é “burro”?
.
1⃣ Em primeiro lugar: sei que isso é óbvio para a maioria dos nossos seguidores, mas nosso dever não é JULGAR nossos semelhantes, mas AJUDAR. Você também não soube disso um dia e não é culpa da maioria não ter tido acesso à educação financeira (lógico que há uma boa parcela simplesmente acomodada).
.
2⃣ Além da falta de educação financeira do brasileiro, no passado haviam campanhas em rede nacional incentivando a poupança e até hoje existem estratégias comerciais em agências da Caixa para convencer a população sem conhecimento a aplicar.

3⃣ O que é melhor, POUPAR ou INVESTIR? Resposta: AMBOS. Qual a diferença? Apenas POUPANÇA pressupõe que você vai usar todo o dinheiro aplicado – não só os rendimentos, mas também o principal. Já no caso do INVESTIMENTO (de verdade), o objetivo é formar um PATRIMÔNIO grande e depois gerar RENDA (a partir desse patrimônio criado) que caia na sua conta periodicamente.

4⃣ Mesmo que seu objetivo seja apenas “poupar” e deixar seu dinheiro disponível “parado”, há inúmeras opções melhores que a poupança, com liquidez diária (ou seja, resgatar e usar no mesmo dia). Poupança não é a melhor opção em hipótese nenhuma! Mesmo que hoje seja pouca a diferença com os juros baixos, NÃO subestime o poder de juros compostos no longo prazo…

Quando a Selic é igual ou menor que 8,5% (como agora em 4,25%), a poupança passa a render 70% da Selic mais TR.

Comentários: