EUA e México firmaram um acordo; americanos deverão enviar cerca de 24 mil venezuelanos que estão em seu território para o vizinho ao sul.

Cerca de 300 venezuelanos foram levados pelos Estados Unidos à cidade mexicana de Ciudad Juárez nos últimos dois dias, quando começou a vigorar um acordo entre os dois países.
Um primeiro grupo de 100 foi conduzido ao território mexicano na tarde de quarta-feira (12), e outros 200 se somaram a eles nesta quinta-feira, informaram imigrantes e ativistas.
Muitos dos venezuelanos que foram enviados ao México têm parentes nos EUA. Vários deles ficaram sem dinheiro, e os abrigos para imigrantes em Ciudad Juárez estão lotados. “Andamos pelas ruas, ninguém quer nos ajudar. Vamos ver que opção nos darão. Precisamos de uma resposta o quanto antes”, disse Elionaxi Castillo, 28.
O governo dos EUA anunciou um acordo com o México, que deverá receber 24 mil imigrantes venezuelanos que estavam em solo americano.
O plano “para reduzir a imigração irregular de venezuelanos inclui um novo processo para trazer legalmente e com segurança até 24 mil deles”, afirmou o Departamento de Segurança Interna. Aqueles que entrarem pelos EUA atravessando a fronteira com o México de forma ilegal deverão ser enviados ao México.
Em janeiro deste ano, o governo mexicano começou a exigir que os venezuelanos tivessem visto para entrar no México. Desde então, milhares de pessoas tentam ingressar no território mexicano de forma ilegal.
Por G1
Aulas ao vivo P5M, toda 3ª feira às 20h. Ao vivo e gratuitas, as melhores aulas que você já viu (palavra de honra) sobre como dominar os investimentos, negócios, finanças e empreendedorismo. Clique aqui e se cadastre.