O velho clichê de que “não há ventos favoráveis para quem não sabe aonde quer chegar” é verdadeiro. Hoje, diante de tantas informações e possibilidades, vejo a maior parte das pessoas completamente perdidas. E o pior, isso é mais evidente ainda com as pessoas mais inteligentes, pois enxergam possibilidades novas em toda informação que recebe.

Em termos de vida financeira e patrimonial, você precisa decidir o que você quer ser entre 3 opções (se tudo der certo, obviamente):

1) Multimilionário (patrimônio líquido acima da casa de 8 dígitos)

2) Rico (popularmente chamado de “bem de vida”)

3) Aposentadoria tranquila (paga suas contas tranquilamente com sua renda)

 

Não tem certo ou errado. E muito menos alguém é melhor ou pior ser humano apenas por isso. É uma decisão pessoal, com vantagens e desvantagens. Contudo, você precisa escolher, pois o caminho é completamente diferente em cada uma das 3 opções seja ela a opção Multimilionário, rico ou aposentadoria tranquilamente. O que é comum aos 3, se quiser ter algum sucesso? Ter uma visão de longo prazo.

 

No caso da aposentadoria tranquila, vai depender do momento que você estiver e de quanto tempo você está disposto a esperar. Se você tem muito tempo e topa esperar, não precisará tomar muito risco e nem “se matar de trabalhar”. Basta uma boa e simples estratégia de poupança (não a aplicação, mas sim o ato de poupar) e de investimentos recorrentes. Lembrando que apenas poupar não basta, pois o seu poder de compra vai sendo corroído com o tempo.

 

Se o seu objetivo foi o de “ficar rico”, invariavelmente vai ter que começar a tomar risco e trabalhar mais. Faz parte do jogo. De preferência combinando estratégias que levam em conta sua profissão e seus investimentos, focando em aumentar seu valor no mercado e o tamanho dos seus aportes cada vez mais. Quem sabe, adicionar negócios próprios na estratégia (aumenta o risco e o trabalho, mas pode ganhar potencial e velocidade).

 

Agora, se o objetivo é se tornar um(a) multimilionário(a) você vai ter que seguir certas estratégias e tomar muitos riscos. Infelizmente (ou felizmente) não tem outra forma e você tem que entender isso. Quando você é multimilionário você tem liberdade, mas não tem segurança, certeza ou conforto. Não se iluda.

 

Uma analogia interessante que já vi o Flavio Augusto usar é de um pássaro na gaiola. O pássaro na gaiola tem liberdade? Não, ele não pode voar. Mas ele tem segurança e conforto. Todos os dias a ração está ali, não pega uma tempestade e o gato não vai pegar ele na gaiola. Óbvio que imprevistos podem acontecer, a casa onde fica a gaiola pode cair ou pegar fogo. Porém ele estaria bem menos “seguro” se tivesse fora da gaiola. E isso é o que acontece quando a gente quer ter mais capital. Você pode viajar, tirar férias, comprar carro ou outras coisas. Tudo na hora que você quer, ou seja, ter liberdade.

 

E aí, qual a sua decisão?

 

A crise atingiu praticamente todos os negócios, mas alguns conseguiram crescer ainda mais… e isso não foi ao acaso. Participe do Projeto Transformação Empreendedora 2021 Domine os pilares dos negócios que vão deslanchar na era atual. Dias: 18, 19 e 20 de 2021.

Um evento online e gratuito com intenso aprendizado em apenas 3 dias para você começar 2021 dominando o empreendedorismo como jamais viu! Clique aqui e se inscreva!