O que faz a maior parte das empresas vir a falência?

Se você perguntar alguém que quebrou, provavelmente vai escutar algo, como: mercado, governo, novo concorrente, novo produto, etc.

Mas fato é que isso NÃO É VERDADE. A maioria das empresas quebram por erros na gestão financeira ou por problemas societários. Eram negócios lucrativos em essência, mas houveram erros. Não é minha opinião, são DADOS estatísticos.

Então, deixa silencia as notificações do seu celular, pois o que você vai aprender aqui, com essa forma de simplificar, você não encontra em outro lugar, modéstia parte.

Você vai ver que é simples na realidade, mas parece complexa pelos seguintes motivos:

  1. Tem gente que não sabe explicar, tentam deixar os termos muito “financistas”;
  2. Porque não sabem fazer mesmo.

Hoje você vai entender as funções do gestor financeiro e o que compõe a área financeira. Isso servirá de base para entender o que virá nas próximas semanas, em que explicaremos a diferença entre departamento financeiro e de contabilidade, e também sobre demonstrações financeiras (RELATÓRIOS):

  • Balanço Patrimonial (BP)
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
  • Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC)

Começaremos focando no fluxo de caixa, pois sem uma gestão adequada dele, você pode “morrer” no meio do caminho ou pode estar perdendo oportunidades de novos investimentos e crescer.