Você pode estar perdendo dinheiro (ou deixando de ganhar) por não entender essa diferença, demonstrações financeiras parece um bicho de 7 cabeças, mas não é. De uma forma bem didática entenda as particularidades das demonstrações financeiras:

BALANÇO PATRIMONIAL: Deve avaliar com exatidão a posição contábil da empresa. É constituído por: Ativo/ Passivo/ Patrimônio Líquido.

FLUXO DE CAIXA: É para apurar e planejar o saldo disponível para que exista sempre capital de giro, seja para aplicação ou eventuais despesas. É composto por: Entradas/ Financiamentos e aportes/ Saídas/ Pagamentos, dividendos, investimentos, juros/ Superávit ou Défict de caixa.

DRE: É a Demonstração do Resultado do Exercício. O relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo (o que os investidores olham) Temos: Receita operacional líquida/ Custos e despesas/ Resultado operacional/ resultado financeiro e não operacional/ Resultado do período e Ebitida/ Depreciação/ Lucro Líquido.