Quem nunca sentiu aquele frio na barriga antes de falar para um público?
(Principalmente se forem muitas pessoas ou algo muito importante para você).

Falar em público é um dos maiores medos da humanidade. Contudo, para assumir a maior parte das posições de destaque, dominar minimamente essa habilidade te ajuda (e muito).

Estar na frente de muitas pessoas gera nervosismo (em você e no público) e pode gerar tédio ou desdém.

Saiba como demonstrar controle e segurança ao falar em público!


ALGUMAS DICAS PRÁTICAS:

1) VISUALIZE TODA A PLATÉIA: Em uma sala de reunião ou até em um auditório, ao introduzir ou agradecer a introdução, SEM PRESSA, visualize todo o público durante 3 segundos com um leve sorriso no rosto. Isso demonstra calma e segurança.


2) RECONHEÇA ALGUÉM: Caso conheça alguém na sala/auditório, olhe para ela e dê um sorriso um pouco maior. Caso não conheça ninguém, olhe para o meio da sala, como se reconhecesse alguém e se surpreende ao ver lá (não se preocupe, a pessoa que você está olhando vai pensar que você está olhando para alguém atrás dela). Isso dá a impressão de que você conhece alguns “deles” (políticos fazem muito isso).


3) NA FALTA DO ROSTO, USE O CORPO: No palco, as pessoas não conseguem ver muito bem sua expressão facial, então use bem a expressividade corporal. Saiba usar as mãos. Um erro muito comum é se esconder atrás de um “bloqueio”, como segurar um papel, microfone, ou até mesmo um púlpito (apoio). Demonstre proximidade com o público, de “peito aberto”.


4) ONDE COLOCAR AS MÃOS AO COMEÇAR: Deixe os braços soltos ao lado do corpo e use-os para expressões apenas quando necessário. Mãos no bolso ou entrelaçadas na frente do corpo (“mãos tipo cirurgião”) demonstram insegurança e fragilidade. Deixe os pés voltados pra plateia (de frente, não de lado como a maioria) e pode andar um pouco de uma ponta para outra do palco. Atenção, não é pra andar muito (e muito rápido), pois isso também transparece insegurança.

 

Esse é apenas um pequeno trecho de uma das aulas sobre “linguagem corporal”, presente Curso de Comunicação do Anti Frágil Business School, que está dentro da Trilha 01 (Performance Pessoal). Além disso, ainda falamos sobre o poder da face (rosto, olhar, sorriso) e muitos outros assuntos sobre linguagem corporal que vão alavancar sua vida profissional e te colocar em outro patamar.