Como será o futuro do trabalho?2 min read

Futuro do Trabalho (Hard x Soft Skills)

Trecho de uma aula inicial do nosso Programa Gestor AF, na Trilha 2 (Empreendedorismo de Alto Impacto), na Seção 3 (Criação de negócios – Futuro, Inovação e Disrupção de Alto Impacto).
.
Será que o que você está aprendendo HOJE realmente vai ser útil para AMANHÃ?
O mundo ou o mercado vão precisar de você nos próximos anos? Como?
.
✔A datilografia  já foi a habilidade mais impressionante do mercado. Existiam cursos e certificações de digitadores. Hoje crianças de 5 anos lidam melhor com computadores e celulares.
✔Maioria dos esforços físicos que fazíamos: industrializamos. Processos melhores, mais rápidos, mais assertivos. Executados parcialmente ou exclusivamente por máquinas.
✔Capacidade de leitura e compilação de dados: inventamos os computadores. Maiores campeões de xadrez do mundo: derrotados por computadores.
.
🗓 2000 a 2015: o mundo mudou mais do que nos 100 anos anteriores.
🗓 Até 2022: mais mudanças tecnológicas do que o século anterior
🗓 De 2022 a 2025: o mesmo se repete.


✔ Cálculo rápido: em 3 anos o mundo já vai ter mudado completamente de novo. Ou seja, quando alguém sair da faculdade, basicamente o que você aprendeu no primeiro ano já vai ter se transformado em algo muito diferente.
.
Corram, os robôs estão vindo, vão roubar nossos empregos! SERÁ???
✔ Historicamente isso se mostrou diferente: a quantidade de empregos que foram criados com a tecnologia foi MAIOR do que os extintos.
✔ Destruição criativa: milhões de empregos sendo destruídos, milhões sendo criados.
.
✅ LADO MUITO POSITIVO: Muitos trabalhos atualmente são horríveis. Milhões de pessoas em todo o mundo fazem o trabalho que odeiam – trabalho que é monótono, insalubre ou perigoso.
O trabalho sempre mudou. Poucas pessoas ganham a vida hoje em dia como telegrafistas.
Empregavam milhares de pessoas no passado.

✅GRANDE PROBLEMA: período de transição (gap de adaptação)
⚠️ Atraso entre: Destruição / Adaptação / Criação de novos empregos.
⚠️ Ao mesmo tempo que a população “ativa” crescendo muito (problema adicional): Idosos + mulheres = VIÚVAS / Vivendo mais: 100 anos / Pessoas de 40 anos ainda imaturas / Maternidade aos 50 anos

Comentários: