Como investir na crise?2 min read

O que fazer com seus investimentos no meio da crise? Ou como investir na crise? Nesse vídeo explico o que você deveria ter feito antes da crise chegar, e o que pode ser feito agora durante a crise. 

1️⃣ PROTEÇÕES CLÁSSICAS (ouro, dólar, opções)? ✔️Tem que ser feito ANTES da #crise. Gestão de #risco é contra o que você NÃO enxerga (cisnes negros). ✔️Agora ficou caro ou no mínimo com pouca margem de segurança. ✔️Se não fiz, e agora? Não faz ou, se você não tolera volatilidade e não consegue esperar longo prazo, faz muito pouco. ✔️E se fiz? Provavelmente conseguiu ganhar dinheiro ou proteger parte das perdas. Vá realizando lucro dessas posições aos poucos e comprando equity de qualidade que estão muito baratos (ações e FII’s). 

– 

2️⃣ ENTÃO, QUE FAZER AGORA? COMO INVESTIR NA CRISE? ✔️Não tem jeito, tem que ter paciência (longo prazo), tolerar incerteza e calma. Não é para qualquer um. ✔️NTN-B 2055 (Tesouro IPCA+, juros longo) ficou interessante. ✔️Migrar para equity de alta qualidade – #empresas (abrir mão um pouco das de segunda linha e menores – evitar ao máximo as endividadas/alavancadas) e fundos imobiliários (evitar classe de desenvolvimento e os que não recomendamos de sempre, principalmente monoinquilinos e monoativos) ✔️Sempre diversificando e comprando aos poucos! 

– 

3️⃣ O PRINCIPAL PARA QUE VOCÊ ENTENDA COMO INVESTIR NA CRISE: ✔️Comportamento (disciplina e visão de longo prazo) ✔️Autoconhecimento (não arriscar o que não consegue ou não pode por precisar) ✔️Humildade (ninguém sabe o prazo e nem fundo/topo, compre aos poucos) ✔️Saber ler de quem vem as análises/opiniões (mídia, gestor de fundo, research independente, corretora/AA, etc.) 

O “mercado” é cruel para os que entram em pânico, ficam irracionais ou não sabem o que fazem. Para os outros, felizmente ou infelizmente, o fato de existir o “pânico” é uma baita oportunidade de construção de patrimônio (desde que você saiba o que está fazendo e tenha de fato paciência/estômago).


Comentários: