Um Clube Diferenciado

O ANTIFRÁGIL surgiu de uma necessidade pessoal. Após mais de 15 anos de estrada, mais de R$ 200.000,00 investidos em estudos (pós-graduações, MBA´s, especializações, títulos, etc.) e mais de R$ 200 MILHÕES envolvidos em projetos/experiências, percebemos o quão abençoado fomos por ter essas oportunidades, mas em quanto DINHEIRO e TEMPO poderíamos ter economizado. Quão maiores e mais rápidos poderiam ter sido os êxitos e vitórias? Quantos erros e riscos poderiam ter sido evitados por pequenos detalhes até simples?

Errei muito no início. Tomei decisões importantes na vida sem ter ideia das consequências, só guiado pelo senso juvenil. Decisões como escolha de faculdades/cursos, carreira, investimentos, etc. Por sorte ou mérito, consegui superar os erros e ainda sair vencedor (não temos modéstia e síndrome de “vira-lata” ao falar de sucesso), mas poderia ter evitado várias perdas e ter tido um potencial ainda maior. É por isso que sou motivado a ser mentor.

  • Qual curso fazer? De qual instituição/professor?
  • Qual curso fazer primeiro? Qual o próximo? Tenho tempo?
  • Vale o custo-benefício do investimento?
  • Posso confiar em tudo que aprendi? O que já mudou/atualizou? O que é essencial?
  • Quais notícias, artigos e indicadores são relevantes de verdade para mim?

O problema é que NÃO EXISTE em lugar nenhum conteúdo organizado dessa forma. Leva-se muito tempo e dinheiro para entender isso. Associado aos problemas acima, hoje as mídias descarregam toneladas de notícias e informações, o que deixa até os mais experientes sem saber para onde ir.

Por um lado, encontrei na educação tradicional uma visão viciada, em que vi que muitas coisas que não funcionam na prática (teorias de livros, nem sempre funcionam ou nem sempre são úteis). Hoje vemos que os grandes líderes de sucesso possuem habilidades que vão muito além dos currículos estritamente técnicos de antigamente. Por outro lado, surgiu uma infinidade de cursos livres até bacanas, mas com pouco embasamento, repetitivos e faltando as principais informações (que só aprendi através de prática e muito network com grandes pessoas), além de serem ministrador por “professores” (coachs, mentores e gurus) que nunca fizeram nada de verdade na prática.

“Há pessoas extraordinárias. Mas há muito MAIS pessoas comuns que fazem coisas extraordinárias.”
(Beto Sicupira – 3G Capital e Ambev)

Existe uma linha tênue do conhecimento para o SUCESSO (que poucos conhecem):

  • Falta de informação: mata (ignorância)
  • Excesso de informação: aleija (confunde e atrapalha a prática)

O equilíbrio é o ponto que vemos os maiores sucessos da história. Ao mesmo tempo em que você é um profissional com uma forte noção completa do todo, com uma visão holística muito madura, você também consegue filtrar e ignorar ruídos e informações desnecessárias, para conseguir focar e colocar em prática o que realmente importa. O mundo é multidimensional e multidisciplinar, não cabe em uma planilha ou um livro, você precisa entender isso de uma vez por todas.

O grande diferencial da sabedoria de uma pessoa de sucesso NÃO é ter todas as RESPOSTAS, isso ninguém nunca vai ter (gera apenas ignorância e frustração). O grande diferencial está em saber fazer as PERGUNTAS certas (exige alto conhecimento por diversas perspectivas). Em todas as grandes decisões, os grandes conseguem enxergar 2 perspectivas: uma ruim (“advogado do diabo”) e uma boa (“otimista”).

De NADA serve o conhecimento se não for colocado em prática. Determinadas práticas podem funcionar como verdadeiras CHAVES que abrem portais para novas compreensões e insights sobre o seu processo evolutivo.